Projetos

Projeto

PP23 – Desenvolvimento de novos poliésteres e poliamidas biodegradáveis de base colofónia com elevado desempenho utilizando apenas monómeros de fonte renovável

Pilar

Descrição

Este projeto piloto visa o desenvolvimento de novos poliésteres e poliamidas de alto valor acrescentado preparados a partir de materiais biodegradáveis tendo como base dímeros de colofónia. Será desenvolvida uma nova tecnologia para a criação de produtos inovadores utilizando uma matéria prima renovável, biodegradável e proveniente da resinagem do pinheiro.

Objetivos

O principal objetivo deste projeto centra-se na produção de novos produtos de alto valor acrescentado utilizando monómeros de base colofónia que são extraídos da resina do pinheiro. Serão produzidos novos poliésteres e poliamidas utilizando apenas monómeros de fontes renováveis que permitirão substituir em determinadas aplicações os materiais poliméricos existentes no mercado de base fóssil, os quais representam atualmente um mercado mundial de cerca de 84 milhões de toneladas. 

A nível global prevê-se um aumento exponencial da procura destes polímeros devido ao consumo acrescido dos países emergentes como a China, a Índia e alguns países africanos. Pela primeira vez, milhões de pessoas terão acesso a vários produtos de consumo até agora inacessíveis por razões económicas aumentando a pressão consumista sobre este tipo de material. Estima-se que produção mundial de polímeros (maioritariamente de base fóssil) em 2014 terá atingido o valor de 311 milhões de toneladas. Em 2015, a Comissão Europeia identificou os plásticos como uma das áreas prioritárias do plano de ação para a Economia Circular, que implica reduzir ao máximo os resíduos. Nessa visão, a colofónia desperta um grande interesse como matéria-prima de origem natural para a preparação de polímeros biodegradáveis que possam vir a substituir polímeros de origem fóssil.

Parceiros