Notícias Voltar

Jornada Técnica - normas aplicáveis aos produtos à base de madeira

2022-12-08

No passado dia 7 de Dezembro, o LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil em colaboração com o SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, UC - Universidade de Coimbra e com o IPL - Instituto Politécnico de Leiria realizaram, no âmbito do projeto 𝗳𝗼𝗿𝗲𝘀𝘁𝟰𝗳𝘂𝘁𝘂𝗿𝗲𝟮𝟬𝟮𝟭, uma Jornada Técnica com o tema: normas aplicáveis aos produtos à base de madeira.

Que normas existem, qual o seu campo de aplicação, qual a regulamentação que suportam e quais as vantagens da sua adoção por parte da indústria.

As normas constituem documentos de referência para um determinado setor, definindo produtos, características, formas de avaliação de desempenho e apoio à receção de produtos. As normas igualmente contribuem para a inovação ao estabelecerem níveis de qualidade ao nível da organização e do produto, facilitando a disseminação de ideias inovadoras e a adoção de tecnologia de ponta. Desta forma, estes documentos transmitem confiança aos clientes sobre a qualidade e fiabilidade dos produtos e serviços e constituem ferramentas de promoção do desenvolvimento da indústria de um determinado setor.

O programa seguiu-se da seguinte forma:

• A normalização no setor da madeira – A Comissão Técnica 14 – Madeira

Florindo Gaspar ( Presidente da CT 14 / Instituto Politécnico de Leiria )

• A normalização como suporte à indústria - Que normas existem, qual o seu campo de aplicação e que implicações têm no mercado

José Saporiti ( Laboratório Nacional de Engenharia Civil )

• Avaliação do Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto – Um caso de estudo em madeira serrada

André Dias ( SerQ )

-

A ação foi presencial nas instalações do SerQ, teve início às 10:30h e contou com 37 inscritos, destes inscritos muitos representantes de empresas do sector. 📌

Para os interessados, é possível assistir à gravação do evento no canal do Youtube do SerQ:

Link: https://youtu.be/Ndca35yFBAs